sexta-feira, 19 de abril de 2019

Encontro consonantal - gramática contextualizada



É o encontro de duas consoantes em uma mesma sílaba ou em sílabas diferentes.

Na mesma sílaba:
Prato –  Pra - to
cravo –  cra - vo
bloco -  blo - co
flauta - flau - ta 
( Nunca se esqueça! As consoantes “l” e “r” sempre ficarão juntas em uma única sílaba. )

Em algumas situações elas poderão se separar:
(sílabas diferentes)

alfinete - al - fi - ne - te
escada - es - ca - da  
parto - par - to
bisteca - bis - ca
objeto – ob - je - to
ritmo – rit - mo
advogado- ad - vo - ga - do




Leia com atenção o Poema, circule colorido as palavras com encontro consonantal.


A Pombinha da Mata

Três meninos na mata ouviram
uma pombinha gemer.
“Eu acho que ela está com fome”,
disse o primeiro,
“e não tem nada para comer.”
Três meninos na mata ouviram
uma pombinha carpir.
“Eu acho que ela ficou presa”,
disse o segundo,
“e não sabe como fugir.”
Três meninos na mata ouviram
uma pombinha gemer.

“Eu acho que ela está com saudade”,
disse o terceiro,
“e com certeza vai morrer.”

– Cecília Meireles, no livro “Ou isto ou aquilo”.






Para realizar essa atividade, pegue uma folha de caderno, dobre ao meio de  comprido e copie a fábula na tira. Atenção na separação de sílabas.


A Lebre e a Tartaruga

Era uma vez... uma lebre e uma tartaruga.
A lebre vivia caçoando da lerdeza da tartaruga.
Certa vez, a tartaruga já muito cansada por ser alvo de gozações, desafiou a lebre para uma corrida.
A lebre muito segura de si, aceitou prontamente.
Não perdendo tempo, a tartaruga pois-se a caminhar, com seus passinhos lentos, porém, firmes.
Logo a lebre ultrapassou a adversária, e vendo que ganharia fácil, parou e resolveu cochilar.
Quando acordou, não viu a tartaruga e começou a correr.
Já na reta final, viu finalmente a sua adversária cruzando a linha de chegada toda sorridente.


Moral da história: Devagar se vai ao longe!




Nenhum comentário: