terça-feira, 17 de janeiro de 2017

plano de aula- JOSÉ CARLOS LIBÂNEO.

  O planejamento é um meio para programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação.
Há três modalidades de planejamento, articulados entre si o plano da escola, o plano de ensino e o plano de aulas.

Vamos falar da importância do  plano de aula:

O plano é um guia de orientação, pois nele são estabelecidas as diretrizes e os meios de realização do trabalho docente. Sua função é orientar a prática partindo da exigência da própria prática.
O plano deve ter uma ordem sequencial, progressiva. Para alcançar os objetivos, são necessários vários passos, de modo que a ação docente obedeça a uma seqüência lógica.
Por objetividade entendemos a correspondência do plano com a realidade que se vai aplicar. Não adianta fazer previsões fora das possibilidades humanas e materiais da escola, fora das possibilidades dos alunos.
Deve haver coerência entre os objetivos gerais, objetivos específicos, os conteúdos, métodos e avaliação. Coerência é relação que deve existir entre as idéias e a prática.
O plano deve ter flexibilidade no decorrer do ano letivo, o professor está sempre organizando e reorganizando o seu trabalho. Como já dissemos o plano é um guia e não uma decisão inflexível.

O plano de aula:
                               A preparação de aulas é uma tarefa indispensável e, assim como o plano de ensino, deve resultar em um documento escrito que servirá não só para orientar ações do professor como também para possibilitar constantes revisões e aprimoramentos de ano para ano. Em todas as profissões o aprimoramento profissional depende da acumulação de experiências conjugando a prática e reflexão criteriosa sobre ela, tendo em vista uma prática constantemente transformada para melhor.
Na elaboração de um plano de aula, deve-se levar em consideração, em primeiro lugar, que a aula é um período de tempo variável. Dificilmente completamos em uma só aula o desenvolvimento de uma unidade ou tópico de unidade, pois o processo de ensino e aprendizagem se compõe de uma seqüência articulada de fases: preparação e apresentação de objetivos, conteúdos e tarefas; desenvolvimento da materia nova; consolidação (fixação, exercícios, recapitulação, sistematização); aplicação, avaliação. Isso significa que devemos planejar não uma aula, mas um conjunto de aulas. Não pode esquecer que cada tópico novo é uma continuidade do anterior; é necessário assim, considerar o nível de preparação inicial dos alunos para a matéria.
  O professor consciencioso deverá fazer uma avaliação da própria aula,  e  levantar questões como estas: Os objetivos e conteúdos foram adequados à turma? O tempo de duração da aula foi adequado? Os métodos e técnicas de ensino foram variados e oportunos em suscitar a atividade mental e prática dos alunos? Foram feitas verificações de aprendizagem no decorrer das aulas (informais e formais)? O relacionamento professor-aluno foi satisfatório? Houve uma organização segura das atividades, de modo ter garantido um clima de trabalho favorável? Os alunos realmente consolidaram a aprendizagem da matéria, num grau suficiente para introduzir matéria nova? Foram propiciadas tarefas de estudo ativo e independente dos alunos?                                                                                                        JOSÉ CARLOS LIBÂNEO.


Portanto, o planejamento de aula é um instrumento essencial para o professor elaborar sua metodologia conforme o objetivo a ser alcançado, deve ser flexível e adequado conforme a turma.

Um bom planejamento deve:

-Ter Noção do conhecimento que os alunos já possuem sobre o conteúdo abordado;
- Elaborar  aulas de acordo com a realidade sociocultural dos estudantes,
- Utilizar metodologias diversificadas, inovadoras e que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem(filmes, mapas, poesias, músicas, computador, jogos, aulas práticas, atividades dinâmicas, etc.) ;
- Ser claro e ter objetividade;
- Atualizar periodicamente;
- Ter conhecimento dos recursos disponíveis da escola;
- Articulação teoria e a prática;;
- Sistematização das atividades com o tempo;
- Flexibilidade frente a situações imprevistas;
- Realização de pesquisas buscando diferentes referências, como revistas, jornais, filmes entre outros;

Um bom plano contribui para que as aulas não sejam monótonas, sem estimulo, sem objetivo causando a indisciplina da sala.
É superimportante fazer uma soldagem, para saber como esses alunos estão, qual o seu conhecimento, nada extensivo, um bilhete, uma frase, reescrita, um poema, tem que ter um instrumento que indique sua bagagem, ( organização e utilização das palavras, vocabulário, ortografia...), a partir daí fazer um planejamento.

Nenhum comentário: