sexta-feira, 3 de março de 2017

Nível pré-silábico

Nível pré-silábico

O professor alfabetizador precisa criar situações didáticas que oportunizem que seus alunos em nível pré-silábico descubram que, na nossa língua alfabética, escrever implica registrar foneticamente as palavras e não aquilo a que as palavras se referem, ou seja, a escrita se relaciona às falas e não aos objetos representados.

Como se faz isso?

Para que nosso aluno mude seu esquema de pensamento e abandone a hipótese pré-silábica, precisamos fazê-lo descobrir:

  •  Que a forma e a posição das letras são arbitrarias e convencionais;
  •  O que representam as letras do código alfabético;
  • Que a representação gráfica das palavras é estável, isto é, que se escreve uma palavra sempre do mesmo jeito;
  • Que, em português, se escreve da esquerda para a direita e de cima para baixo e se deixa espaços entre as palavras. 


Orientações didáticas para o trabalho com alunos que fazem hipótese pré-silábica de escrita.

Objetivos principais: possibilitar aos alunos...
  • Reconhecer o alfabeto como um código de representação da linguagem baseada na transcrição fonológica
  •  Reconhecer a arbitrariedade da escrita (letras e palavras)
  • Conservar a escrita das palavras, reconhecendo a estabilidade da escrita.


Tipos de atividades.

Atividades com o alfabeto
▪ Reconhecer as letras do alfabeto
▪ Analisar e comparar seus aspectos gráficos, de forma e posição.
▪ Estabelecer relações entre as letras e os sons que representam por meio de múltiplas atividades que destaquem as iniciais de palavras significativas.

Atividades com palavras
▪ Fazer análises não silábicas da constituição das palavras: letras iniciais e finais, quantidade, ordem e sentido das letras.
▪ Associar palavras escritas a objetos e imagens .
▪ Memorizar palavras significativas.
▪ Comparar palavras significativas.
▪ Discriminar oralmente as sílabas das palavras, acompanhando-as com palmas, batidas de pé, instrumentos musicais, etc.

Atividades com textos
▪ Relacionar o discurso oral e o texto escrito por meio da leitura diária para eles e com eles.
▪ Distinguir entre imagem e escrita.
▪ Interagir com diferentes tipos de textos e suas funções sociais.
▪ Analisar a distribuição espacial dos textos e a orientação das fases (da esquerda para a direita,de cima para baixo, o espaçamento entre as palavras).
▪ Perceber as letras, as palavras e os sinais de pontuação como constituintes dos textos.


Considerações particulares
▪ Selecionar as palavras para trabalhar por escrito em jogos e atividades didáticas dentre substantivos concretos. Com isso se possibilita sua representação gráfica por imagem com menos ambiguidade o que permite a alunos que não sabem ler, pensar sobre a escrita.
▪ Trabalhar bastante a leitura com textos cujo conteúdo os alunos tenham memorizado: produções coletivas, pequenas histórias, letras de música, versos, bilhetes, piadas, parlendas,dentre outros.
▪ Fazer os alunos produzirem escrita espontânea diariamente , respeitando sua hipótese de compreensão dos mecanismos de produção da mesma.

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