A
Sondagem da Escrita é um recurso essencial para o professor
alfabetizador, pois permitem identificar quais hipóteses as crianças têm acerca
do funcionamento da língua. Só assim o professor estará apto a realizar
mediações que permitam efetivamente a construção da base alfabética da escrita.
Em outros anos, permite que o professor tenha uma visão
do conhecimento que o aluno traz, ou seja, o que ela já sabe.
As expectativas de aprendizagem nada mais são que a descrição de conteúdos e
habilidades essenciais a ser desenvolvidos em cada disciplina, mostrando,
principalmente, como cada uma delas deveria progredir ano a ano.
Sondagem
2ª ano
Escrever texto de memória
de acordo com sua hipótese de escrita.
Expectativas de aprendizagem 2º ano
Língua
Portuguesa
Participar de intercâmbio oral, ouvindo,
perguntando e planejando a fala para diferentes interlocutores.
Recontar histórias conhecidas, recuperando características da linguagem do texto original.
Apreciar textos literários.
Ler, com ajuda, diferentes gêneros.
Ler, por si mesmo, textos conhecidos.
Entender o sistema alfabético, mesmo escrevendo com erros ortográficos.
Escrever alfabeticamente textos que conhece de memória.
Reescrever histórias conhecidas, ditando-as ou de próprio punho.
Produzir textos simples de autoria.
Recontar histórias conhecidas, recuperando características da linguagem do texto original.
Apreciar textos literários.
Ler, com ajuda, diferentes gêneros.
Ler, por si mesmo, textos conhecidos.
Entender o sistema alfabético, mesmo escrevendo com erros ortográficos.
Escrever alfabeticamente textos que conhece de memória.
Reescrever histórias conhecidas, ditando-as ou de próprio punho.
Produzir textos simples de autoria.
Sondagem 3ºano
Escrever
alfabeticamente textos que conhece de memória.
Expectativas de aprendizagem 3º ano
Língua
Portuguesa.
Participar de situações de
intercâmbio oral, ouvindo com atenção, formulando e respondendo a perguntas,
explicar e compreender explicações, manifestar opiniões sobre o assunto
tratado.
Apreciar e ler textos literários.
Ler, com ajuda, textos para estudar (textos de sites, revistas etc.).
Reescrever de próprio punho histórias conhecidas, considerando as características da linguagem escrita.
Produzir textos de autoria utilizando os recursos da linguagem escrita.
Revisar textos coletivamente com a ajuda do professor ou em parceria com colegas.
Apreciar e ler textos literários.
Ler, com ajuda, textos para estudar (textos de sites, revistas etc.).
Reescrever de próprio punho histórias conhecidas, considerando as características da linguagem escrita.
Produzir textos de autoria utilizando os recursos da linguagem escrita.
Revisar textos coletivamente com a ajuda do professor ou em parceria com colegas.
Sondagem 4º ano.
Reescrever de próprio
punho histórias conhecidas, considerando as características da linguagem
escrita. Um conto de fada.
Expectativas de aprendizagem 4º ano
Língua
Portuguesa.
Participar de situações de
intercâmbio oral que requeiram ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto
tratado, formular e responder a perguntas justificando respostas, explicar e
compreender explicações, manifestar e acolher opiniões, fazer colocações
considerando as anteriores.
Apreciar textos literários.
Selecionar, em parceria, textos em diferentes fontes para a busca de informações.
Localizar, em parceria, informações nos textos, apoiando-se em títulos e subtítulos, imagens e negritos, e selecionar as que são relevantes.
Ajustar a modalidade da leitura ao propósito e ao gênero.
Reescrever e/ou produzir textos de autoria com apoio do professor.
Revisar textos coletivamente com a ajuda do professor, prestando atenção aos aspectos de coerência, coesão e ortografia.
Apreciar textos literários.
Selecionar, em parceria, textos em diferentes fontes para a busca de informações.
Localizar, em parceria, informações nos textos, apoiando-se em títulos e subtítulos, imagens e negritos, e selecionar as que são relevantes.
Ajustar a modalidade da leitura ao propósito e ao gênero.
Reescrever e/ou produzir textos de autoria com apoio do professor.
Revisar textos coletivamente com a ajuda do professor, prestando atenção aos aspectos de coerência, coesão e ortografia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário