O planejamento é
um meio para programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e
reflexão intimamente ligado à avaliação.
Há três modalidades de planejamento, articulados entre si o plano da escola, o
plano de ensino e o plano de aulas.
Vamos falar da importância do plano
de aula:
O plano é um guia de orientação, pois nele são
estabelecidas as diretrizes e os meios de realização do trabalho docente. Sua
função é orientar a prática partindo da exigência da própria prática.
O plano deve ter uma ordem sequencial, progressiva. Para alcançar os objetivos, são necessários vários passos, de modo que a ação docente obedeça a uma seqüência lógica.
Por objetividade entendemos a correspondência do plano com a realidade que se vai aplicar. Não adianta fazer previsões fora das possibilidades humanas e materiais da escola, fora das possibilidades dos alunos.
Deve haver coerência entre os objetivos gerais, objetivos específicos, os conteúdos, métodos e avaliação. Coerência é relação que deve existir entre as idéias e a prática.
O plano deve ter flexibilidade no decorrer do ano letivo, o professor está sempre organizando e reorganizando o seu trabalho. Como já dissemos o plano é um guia e não uma decisão inflexível.
O plano deve ter uma ordem sequencial, progressiva. Para alcançar os objetivos, são necessários vários passos, de modo que a ação docente obedeça a uma seqüência lógica.
Por objetividade entendemos a correspondência do plano com a realidade que se vai aplicar. Não adianta fazer previsões fora das possibilidades humanas e materiais da escola, fora das possibilidades dos alunos.
Deve haver coerência entre os objetivos gerais, objetivos específicos, os conteúdos, métodos e avaliação. Coerência é relação que deve existir entre as idéias e a prática.
O plano deve ter flexibilidade no decorrer do ano letivo, o professor está sempre organizando e reorganizando o seu trabalho. Como já dissemos o plano é um guia e não uma decisão inflexível.
O
plano de aula:
A preparação de aulas é uma tarefa
indispensável e, assim como o plano de ensino, deve resultar em um documento
escrito que servirá não só para orientar ações do professor como também para
possibilitar constantes revisões e aprimoramentos de ano para ano. Em todas as
profissões o aprimoramento profissional depende da acumulação de experiências
conjugando a prática e reflexão criteriosa sobre ela, tendo em vista uma
prática constantemente transformada para melhor.
Na elaboração de um plano de aula, deve-se levar em
consideração, em primeiro lugar, que a aula é um período de tempo variável.
Dificilmente completamos em uma só aula o desenvolvimento de uma unidade ou
tópico de unidade, pois o processo de ensino e aprendizagem se compõe de uma
seqüência articulada de fases: preparação e apresentação de objetivos, conteúdos
e tarefas; desenvolvimento da materia nova; consolidação (fixação, exercícios,
recapitulação, sistematização); aplicação, avaliação. Isso significa que
devemos planejar não uma aula, mas um conjunto de aulas. Não pode esquecer que
cada tópico novo é uma continuidade do anterior; é necessário assim, considerar
o nível de preparação inicial dos alunos para a matéria.
O professor
consciencioso deverá fazer uma avaliação da própria aula, e
levantar questões como estas: Os objetivos e conteúdos foram adequados à
turma? O tempo de duração da aula foi adequado? Os métodos e técnicas de ensino
foram variados e oportunos em suscitar a atividade mental e prática dos alunos?
Foram feitas verificações de aprendizagem no decorrer das aulas (informais e
formais)? O relacionamento professor-aluno foi satisfatório? Houve uma
organização segura das atividades, de modo ter garantido um clima de trabalho
favorável? Os alunos realmente consolidaram a aprendizagem da matéria, num grau
suficiente para introduzir matéria nova? Foram propiciadas tarefas de estudo
ativo e independente dos alunos? JOSÉ CARLOS LIBÂNEO.
Portanto, o planejamento de aula é um
instrumento essencial para o professor elaborar sua metodologia conforme o
objetivo a ser alcançado, deve ser flexível e adequado conforme a turma.
Um bom planejamento deve:
-Ter Noção do conhecimento que os alunos já possuem sobre o
conteúdo abordado;
- Elaborar aulas de
acordo com a realidade sociocultural dos estudantes,
- Utilizar metodologias diversificadas, inovadoras e que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem(filmes, mapas, poesias, músicas, computador, jogos, aulas práticas, atividades dinâmicas, etc.) ;
- Utilizar metodologias diversificadas, inovadoras e que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem(filmes, mapas, poesias, músicas, computador, jogos, aulas práticas, atividades dinâmicas, etc.) ;
- Ser claro e ter objetividade;
- Atualizar periodicamente;
- Ter conhecimento dos recursos disponíveis da escola;
- Articulação teoria e a prática;;
- Sistematização das atividades com o tempo;
- Flexibilidade frente a situações imprevistas;
- Realização de pesquisas buscando diferentes referências, como revistas, jornais, filmes entre outros;
Um bom plano contribui para que as aulas não sejam monótonas, sem estimulo, sem objetivo causando a indisciplina da sala.
- Atualizar periodicamente;
- Ter conhecimento dos recursos disponíveis da escola;
- Articulação teoria e a prática;;
- Sistematização das atividades com o tempo;
- Flexibilidade frente a situações imprevistas;
- Realização de pesquisas buscando diferentes referências, como revistas, jornais, filmes entre outros;
Um bom plano contribui para que as aulas não sejam monótonas, sem estimulo, sem objetivo causando a indisciplina da sala.
É superimportante fazer uma soldagem,
para saber como esses alunos estão, qual o seu conhecimento,
nada extensivo, um bilhete, uma frase, reescrita, um poema, tem que ter um
instrumento que indique sua bagagem, ( organização e utilização das palavras, vocabulário,
ortografia...), a partir daí fazer um planejamento.
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