A gramática deve ser apresentada aos primeiros ciclos com o proposito, que as crianças percebam sua importância na fala, na escrita e que progressivamente possam dominar regras e processos gramaticais e saibam aplicar esse conhecimento no bom uso do português de forma contextualizada e critica.
A escrita, leitura, linguagem oral e gramática tem que progredirem juntas.
SILABAS - Som ou grupo de sons que se pronunciam de uma só vez. As palavras são formadas de uma, duas, três ou mais sílabas.
Monossílabas: palavras formadas por uma só sílaba.
Exemplos: cão – sol – pé.
Dissílabas: palavras formadas por duas sílabas.
Exemplos: fada – chapel– lata.
Trissílabas: palavras formadas por três sílabas.
Exemplos: farofa – médico – garrafa.
Polissílabas: palavras formadas por quatro ou mais sílabas
Exemplos: elefante – bicicleta –professora.
Atividades
Palavras que preenche os espaços: Admirado, beleza, a, Elas, maravilhosas, jardins,
matas, coloridas, chamadas
Agora escreva as palavras que você usou para preencher e separe de diversas maneira as silabas e classifique como:
Monossilaba, dissílaba,.trissílaba e polissílaba.
Exemplo:
caneta - cane - ta, ca - neta, ca-ne-ta. 3 sílabas trissílabas.
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Podemos também, trabalhar noções de concordância incluído
artigos, letras maiúsculas e aprovei para uma atividade de leitura em voz alta ou até mesmo uma cópia ( parágrafos).
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Leia o texto com atenção e circule de:
Amarelo - as palavras monossílabas;
Azul - as palavras dissílabas;
Verde - as palavras trissílabas;
Vermelho - as palavras polissílabas.
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Gramática fundamental 4-Douglas Tufano - https://oliversil.blogspot.com/2018/03/gramatica-fundamental-vol-4.html
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