Nível pré-silábico
O professor alfabetizador precisa criar
situações didáticas que oportunizem que seus alunos em nível pré-silábico
descubram que, na nossa língua alfabética, escrever implica registrar
foneticamente as palavras e não aquilo a que as palavras se referem, ou
seja, a escrita se relaciona às falas e não aos objetos representados.
Como se faz isso?
Para que nosso aluno mude seu esquema de
pensamento e abandone a hipótese pré-silábica, precisamos fazê-lo descobrir:
- Que a forma e a posição das letras são arbitrarias e convencionais;
- O que representam as letras do código alfabético;
- Que a representação gráfica das palavras é estável, isto é, que se escreve uma palavra sempre do mesmo jeito;
- Que, em português, se escreve da esquerda para a direita e de cima para baixo e se deixa espaços entre as palavras.
Orientações didáticas para o trabalho com alunos que
fazem hipótese pré-silábica de escrita.
Objetivos
principais: possibilitar aos alunos...
- Reconhecer o alfabeto como um código de representação da linguagem baseada na transcrição fonológica
- Reconhecer a arbitrariedade da escrita (letras e palavras)
- Conservar a escrita das palavras, reconhecendo a estabilidade da escrita.
Tipos
de atividades.
Atividades com o alfabeto
▪ Reconhecer as letras do alfabeto
▪ Analisar e comparar seus aspectos gráficos, de forma e posição.
▪ Estabelecer relações entre as letras e os sons que representam por meio de múltiplas atividades que destaquem as iniciais de palavras significativas.
▪ Reconhecer as letras do alfabeto
▪ Analisar e comparar seus aspectos gráficos, de forma e posição.
▪ Estabelecer relações entre as letras e os sons que representam por meio de múltiplas atividades que destaquem as iniciais de palavras significativas.
Atividades com palavras
▪ Fazer análises não silábicas da constituição das palavras: letras iniciais e finais, quantidade, ordem e sentido das letras.
▪ Associar palavras escritas a objetos e imagens .
▪ Memorizar palavras significativas.
▪ Comparar palavras significativas.
▪ Discriminar oralmente as sílabas das palavras, acompanhando-as com palmas, batidas de pé, instrumentos musicais, etc.
Atividades com textos
▪ Relacionar o discurso oral e o texto escrito por meio da leitura diária para eles e com eles.
▪ Distinguir entre imagem e escrita.
▪ Interagir com diferentes tipos de textos e suas funções sociais.
▪ Analisar a distribuição espacial dos textos e a orientação das fases (da esquerda para a direita,de cima para baixo, o espaçamento entre as palavras).
▪ Perceber as letras, as palavras e os sinais de pontuação como constituintes dos textos.
▪ Relacionar o discurso oral e o texto escrito por meio da leitura diária para eles e com eles.
▪ Distinguir entre imagem e escrita.
▪ Interagir com diferentes tipos de textos e suas funções sociais.
▪ Analisar a distribuição espacial dos textos e a orientação das fases (da esquerda para a direita,de cima para baixo, o espaçamento entre as palavras).
▪ Perceber as letras, as palavras e os sinais de pontuação como constituintes dos textos.
Considerações particulares
▪ Selecionar as palavras para trabalhar por escrito em jogos e atividades didáticas dentre substantivos concretos. Com isso se possibilita sua representação gráfica por imagem com menos ambiguidade o que permite a alunos que não sabem ler, pensar sobre a escrita.
▪ Trabalhar bastante a leitura com textos cujo conteúdo os alunos tenham memorizado: produções coletivas, pequenas histórias, letras de música, versos, bilhetes, piadas, parlendas,dentre outros.
▪ Fazer os alunos produzirem escrita espontânea diariamente , respeitando sua hipótese de compreensão dos mecanismos de produção da mesma.
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